segunda-feira, 12 de julho de 2010

Um Momento Inesquecível

Por Ana Paula Caggiano

O livro Um Momento Inesquecível, de Nicholas Sparks, é um romance angelical que acontece em 1958 na Carolina do Norte no meio do mês de abril. Um amor entre dois jovens, que até então, só vai surgindo da metade das páginas para o fim, pois quem diria que o rapaz de 17 anos, que só se metia em confusões, Landon Carter, iria se apaixonar pela filha do pastor da cidade, a doce e bondosa, Jamie Sullivan, também da mesma idade.


Confesso que "romance" não é o meu tipo de leitura, mas é bom de vez em quando abrir algumas excessões. Essa história, conheci primeiro através de um filme, cujo nome é Um Amor Para Recordar. Filme que me fez realmente chorar, porque não é simplesmente mais do que uma linda história de amor, é além do que isso, pois passa de uma certa forma várias "lições de vida": não julgar pelas aparências, de ter fé e o quanto você acredita nela, como lidar com a esperança e a perda, o saber perdoar, viver a cada segundo como se nunca houvesse o amanhã... E principalmente, saber que tudo tem o momento certo para acontecer e que "está nos desígnos do Senhor" - este final com aspas é da fala de Jamie.


Bom, como havia dito antes, fiquei sabendo dessa história através de um filme. Na quinta-feira passada, acabei achando na minha instante por acaso este romance. Sabe aqueles livros grossos de capa dura com um emblema de um cavalo com asas? O Seleções de Livros? Então, eu tenho três desses, no qual em cada um tem quatro diferentes tipos de histórias, e como estou ainda de férias da faculdade, resolvi pegar um e ver em qual história iria mergulhar. Quando escolhi Um Ano Inesquecível (só está trocado a palavra Momento por Ano), comecei a ler logo nas primeiras linhas já reconheci o conto.
Confesso que também acabei chorando quando o li, pois eu já sabia do triste final e não tive como conter as lágrimas. Além do mais, a cada virada de página lembrava das cenas do longa, que facilitou no meu mergulho/projeção entre os personagens e cenários escritos - Apesar de ter nenhuma dificuldade para imaginar os acontecimentos e pessoas de uma história.
O amor é sempre sofredor, paciente e benigno. O amor não é invejoso. O amor não se vangloria,nem se ensoberbece. Não se porta inconvenientemente, não busca os próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não se regozija com a injustiça, mas com a verdade. O amor sempre tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Portanto, recomendo ler Um Momento (Ano) Inesquecível e/ou assistir Um Amor Para Recordar, que na verdade é a mesma história, só com nomes diferentes, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário