terça-feira, 20 de julho de 2010

É difícil encontrar um verdadeiro amigo?

Por Ana Paula Caggiano

Hoje (20/07) é o Dia Mundial do Amigo e como diz a famosa música, "Canção da América", cantada por Milton Nascimento, "Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito", simbolizando uma verdadeira e bela amizade, cujo outro é considerado um irmão que não é de sangue, retrata que esse amigo, no qual escolhemos para fazer parte das alegrias e tristezas da vida, nunca pode ser considerado um qualquer. Mas será que é difícil ter um amigo tão especial? Não é tão complicado assim e nem impossível - isso jamais. Porém a questão que quero abordar com você é sobre a sinceridade. Por experiência própria vou te contar que tive já vários amigos, quer dizer, uns que eu pensava que eram pelo menos.

Quem nunca se decepcionou com uma amizade? Pois eu sim e como, viu?! Você não espera que aquela pessoa fosse de um jeito ou aprontar até uma canalhice. Claro, todos nós ser humanos estamos dispostos a errar e não somos perfeitos, mas eu quero falar de confiança e não de defeitos que todos nós temos. Sei que o amigo (s) ou a amiga (s) é gente de personalidade distinta e com algumas coisas iguais apenas comparado ao outro amigo (a). Sendo também disposto a fazer ou a falar besteira como todos. Mas esse amigo, aquele em que se pode contar - o de verdade - seria incapaz de trair sua confiança e desejar o mal. E isso é difícil de encontrar.

O verdadeiro amigo sempre estará ao seu lado em todos os momentos (bons e ruins); te dará conselhos, mesmo que você não goste do que está ouvindo; sempre puxará a sua orelha no momento certo e quando estiver no chão, não irá jogar-lhe na cara que estava errado, e sim, estender a mão para ajuda-lo a levantar.


Nós escolhemos quem queremos que ande ao nosso lado e saiba também dos nossos segredos e sonhos. Basta somente observar se este com quem andas é digno de sua amizade ou se você o merece como amigo. Não é julgar, porque não temos poder e nem competência para isto, mas de observar as atitudes perante a sua presença e fora dela. A decepção muitas vezes acontece depois de anos e anos. Contudo, nunca é tarde para recomeçar e a encontrar um amigo de verdade.


Voltando a minha experiência - tive muitas decepções com pessoas que pensava em querer o meu bem. Eu não sou perfeita e ninguém é, mas eu como amiga ficava ao lado, apoiando, ouvindo tudo e dizendo o que pensava - acima de tudo sincera - o que se falava ali, morria ali. Não fofocava à ninguém mais. Algumas amizades foram como eu. Outras que pensava que fosse amizade já não foram assim tão leais. Isso passou. Com o tempo você fica mais esperta e acaba conhecendo melhor as pessoas. O engraçado é que sempre fui e sou verdadeira com alguém, mas mesmo que confie na pessoa continuo com um pé aqui e o outro lá e mesmo assim, acabava decepcionada.

Com todas as amizades sinceras ou não, tinha certas coisas que não abria à ninguém e ainda não faço isso, pois prefiro guardar comigo, não vejo necessidade e se houvesse, dificilmente contaria.


Amigo (s) verdadeiro (s) pode (m) ir e/ou seguir o próprio caminho, chegando até a perder o contato, mas o que importa realmente é se a bela amizade permanece viva dentro do coração.


Canção da América
(Milton Nascimento)

Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.



Canção da Amizade
(Zezé Di Camargo e Luciano)

A terra precisa da chuva
A rosa precisa do espinho
Ninguém pode existir nesse mundo vivendo sozinho...

Um amigo é uma jóia tão rara
Não se encontra em qualquer lugar
É um tesouro guardado na alma
de quem sabe amar...

Alegria quando é pra sorrir
Na tristeza quando é pra chorar
Um amigo é a força que leva você a lutar
No momento em que a solidão
Faz silêncio no seu coração
Sempre existe um amigo trazendo carinho nas mãos...

Somos amigos pra valer
Amigos sempre vamos ser
E entre nós não pode haver nenhum perigo
Somos amigos pra valer
Por toda vida até morrer
E quem duvida pode ver
Somos Amigos...

Na alegria quando é pra sorrir
Na tristeza quando é pra chorar
Um amigo é a força que leva você a lutar
No momento em que a solidão
Faz silêncio no seu coração
Sempre existe um amigo trazendo carinho nas mãos...

Somos amigos pra valer
Amigos sempre vamos ser
E entre nós não pode haver nenhum perigo
Somos amigos pra valer
Por toda vida até morrer
E quem duvida pode ver
Somos Amigos [3x]


Amigo
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Você meu amigo de fé meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos
de tantas jornadas
Cabeça de homem mas o coração de menino, aquele que está do meu lado
em qualquer caminhada
Me lembro de todas as lutas meu bom companheiro, você tantas vezes provou
que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas, amigo você é o
mais certo das horas incertas
As vezes em certos momentos difíceis da vida, em que precisamos
de alguém para ajudar na saída
A sua palavra de força de fé e de carinho, me dá a certeza de que eu nunca
estive sozinho
Você meu amigo de fé meu irmão camarada, sorriso e abraço festivo da minha chegada
Você que me diz as verdades com frases abertas, amigo você é omais
certo das horas incertas
Não preciso nem dizer, tudo isso que eu lhe digo, mas é muito bom saber,
que você é meu amigo
Não preciso nem dizer, tudo isso que eu lhe digo, mas é muito bom saber
que eu tenho um grande amigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário