sexta-feira, 9 de julho de 2010

Não é apenas um feriado

Por Ana Paula Caggiano

Há 13 anos é comemorado em todo o Estado de São Paulo o Ferido 9 de Julho, por causa da Revolução Constitucionalista de 1932, que foi um movimento armado por objetivo de acabar com o Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.


Com a Revolução de 1930, São Paulo perdeu sua hegemonia política nacional e até mesmo seu governo do Estado passou para o controle de Getúlio. Em 1932, tentando retomar o poder, os paulistas desencadearam um movimento revolucionário. São Paulo enfrentava também, além da crise do café, a falência de várias industrias,desemprego e greves operarias que exigiam a aplicações de leis trabalhistas.

QuandoVargas nomeou com interventor de São Paulo o militar pernambucano, João Alberto Lins de Barros, os ânimos se acirraram. Os Partidos Democráticos e Republicano Paulistas se uniram formando a Frente Única, que exigia a autonomia política para o Estado e a constitucionalização com a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, já que a Revolução havia sido declarada extinta a Constituição de 1891. A Frente Única recebeu adesão de militares e industriais.

Devido a pressão que sofreu GV nomeou um novo interventor para São Paulo, agora civil e paulista, Pedro Manuel de Toledo e marcou o dia para eleição dos membros da Assembleia Constituinte.

Apesar disso, a oligarquia paulista continuou reagindo, pois queria controlar o poder e fazer uma política efetivamente favorável ao café. Os conflitos ganharam as ruas não só da capital do Estado como muitas cidades do interior. Em uma das manifestações contra o governo foram mortos os estudantes: Martins, Miraguaia, Dráuzio e Camargo, que deu origem a sigla MMDC usada para denominar um grupo radical contra Getúlio.

A Revolução Constitucionalista eclodiu em 09 de julho que durou cerca de três meses de combate contando com o apoio de voluntários civis e militares, além de políticos de outros Estados, que eram antigos apoiadores da Revolução de 1930. Mas os paulistas foram derrotados pelas tropas federais.


Os desfiles cívico-militares, é realizado todo o ano no Parque do Ibirapuera, aonde se encontra também um mosoléu do Soldado Constitucionalista os restos mortais dos veteranos falecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário