Por Ana Paula Caggiano
O programa Manhã Gazeta (TV Gazeta) com a apresentadora Olga Bongiovanni, entrevistou hoje (08/12), a consultora empresarial, Sônia Zorzi, sobre "Festa da Empresa", que explicou como os funcionários devem se comportar nesse tipo de confraternização.
O programa Manhã Gazeta (TV Gazeta) com a apresentadora Olga Bongiovanni, entrevistou hoje (08/12), a consultora empresarial, Sônia Zorzi, sobre "Festa da Empresa", que explicou como os funcionários devem se comportar nesse tipo de confraternização.
Segundo Sônia, a festa é da empresa e não sua, portanto o funcionário deve-se comportar tanto pela roupa como no modo de falar e agir. A entrevista foi muito interessante e um dos pontos em que a convidada reforçou foi na questão, no caso das mulheres, do decote, e nas peças curtas e transparentes, pois a mulher não pode ir vestida para matar, ela não vai para uma balada, mesmo que esteja num ambiente um pouco descontraído, não deixa de ser um local em que VOCÊ ESTÁ RODEADA DE COLEGAS DE TRABALHO, E PRINCIPALMENTE, DO SEU CHEFE. Mas o perigo não está somente aí. Se estiver bêbado (a), dando em cima de alguém, ficando com algum colega, beijando todo mundo, dançando sensualmente, ou seja, dando um show, pode ter certeza que no dia seguinte você estará na boca do sapo. Sim, todos estarão comentando o vexame. Os comentários podem se referir a qualquer um, desde o chefe, até o porteiro da empresa.
Nessas comemorações corre o risco de filmar ou tirar fotos, sendo muito fácil de fazer com um celular, sem perceber. Então já vi, né? A empresa toda vendo a cena rídicula que fizeste. Mas o pior está por vim, pois além da vergonha, o seu emprego pode ir para o espaço. Muitas pessoas podem não saber disso, mas a especialista revelou que é nessas festas que o CHEFE TE OBSERVA. Ah, aposto que disso você não sabia, heim? É pura verdade, são suas atitudes que pode ajuda-lo (a) a ser bem vista no ambiente de trabalho e a manter o emprego (muitos são despedidos pela avaliação de certos atos). Claro, queo bom comportamento também colabora a até ganhar uma promoção. Também, não aproveite a confraternização para bajular, pedir aumento salarial ou para subir de função ao chefe.
Seja simpático (a) e aproveite para conhecer todos. Divirta-se com moderação e seja discreto (a), não fale exageradamente, mas também não fique calado (a). Sempre vai haver comentários ao seu respeito e a dos outros, contudo, se comporte de um modo de que o falatório seja algo de bom seu, como por exemplo: "Nossa você viu como fulano (a) estava vestida bem?"
Outra coisa que lembrei. Na entrevista Olga pergunta à Sônia em como a pessoa deve se impor quando esse tipo de festa é um churrasco na piscina. De acordo com a especialista, nunca o funcionário (a) deve ir de sunga, biquíni ou maiô. A apresentadora fica espantada com a resposta e diz que não tem como por causa piscina. A consultora explicada que mesmo assim, porque o empregado (a) não está ali para desfilar ou participar de um concurso de beleza. Lembrando que não deve ser o centro das atenções, pois isso, pode gerar relações negativas - ser mal falado (a). Deve-se estar de roupa leve e discreta por causa do ambiente e sempre é recomendado levar mais uma muda de roupa, caso algum engraçadinho te jogue na àgua. Ninguém quer se ver nas fotos ou filmagens de biquíni mostrando as gordurinhas ou celulites e o mais constrangedor, vista pela empresa toda. Ninguém é perfeito, mas nunhuma pessoa gostaria de ser expostas desse jeito, mesmo se fosse até uma top model sem estrias. O importante é ser lembrado (a) pelo ótimo (a) profissional que é.
Veja o artigo sobre o assunto da própria Sônia Zorzi:
Vestida para matar
Soniazorzi - 16, de novembro de 2010.
As festas de final de ano estão chegando, muitas empresas, já estão na efervescência dos preparativos e das preocupações. Por que preocupações? Porque muitas colaboradoras perdem a noção do que é permitido numa festa de empresa. Com o intuito de auxiliar você colaboradora e você gestor (a) de pessoas é que coloquei nesse “drops”, algumas sugestões, a fim de evitar constrangimentos.
1- FESTA DA EMPRESA é uma festa de confraternização dos colaboradores de uma organização, ou seja, é o encontro amigável de profissionais, e não uma reunião de amigos.
2- Partindo do princípio que festa da empresa é um encontro profissional, vista roupas formais, discretas (isso não significa sem colorido). ESQUEÇA decotes, fendas e EXAGEROS.
3- A maquiagem, deve valorizar o que você tem de melhor, não sendo pesada, ou mesmo própria para tirar fotografia. Se você valorizar os olhos, os lábios deverão ser claros e vice e versa.
4- Homem bêbado já é ruim, mulher então... Saiba qual é o seu limite de bebida, procure tomar uma ou duas doses, lembre-se FESTA DA EMPRESA- ENCONTRO DE PROFISSIONAIS. Você pode até estar pensando: se o meu chefe bebe, fica bêbado e porque eu não posso. Minha sugestão é que você se compare com exemplos positivos sempre, pois isso é garantia de sucesso. Se você gosta de beber faça isso com seus amigos e não com seus CONCORRENTES.
5- Comida, este é um item importante, pois muitas parecem que nunca comeram na vida, enchem seus pratos de uma só vez, misturando tudo, como se a comida fosse acabar.
O serviço de jantar nessas festas é o americano, onde há, pelo menos, uma grande mesa, e nela são servidos todos os pratos frios e quentes. Forma-se uma fila ao redor da mesa e os garçons, vão servindo os convidados um a um.
Nesse tipo de serviço, peça ao garçom pequenas porções, e se quiser repetir, volte ao buffet. Primeiro pegue os pratos frios e depois os quentes, por último a sobremesa.
6- Cantada, cuidado para não provocar ou mesmo se insinuar. Sei que a química nos encontros fora do expediente de trabalho funciona. É um olhar, um toque, um cheiro. Cuidado todos estão mais vulneráveis nesses momentos, a razão sai de cena e entra a emoção; no entanto “amanhã é um outro dia”, o conto de fadas acabou e ficam: mau humor, vergonha, não me lembro de nada.... e muitos, muitos, muitos comentários.
7- Divirta-se na festa, com discrição,observe, integre-se com seus colegas e aproveite para conhecer aqueles que você só ouve no telefone
Se você estiver se perguntando: não vou parecer careta? Uma freira, quando algumas de minhas colegas estarão sensuais? Posso garantir que o seu day after (dia seguinte) será gratificante, muitas delas serão duramente criticadas e algumas até serão preteridas na promoção. No entanto, você será tida como uma profissional, que sabe respeitar o ambiente em que vive. Será aquela que os colegas confiarão, pois sem dúvida você passou credibilidade, profissionalismo e respeito.
Boa festa e divirta-se.
Nessas comemorações corre o risco de filmar ou tirar fotos, sendo muito fácil de fazer com um celular, sem perceber. Então já vi, né? A empresa toda vendo a cena rídicula que fizeste. Mas o pior está por vim, pois além da vergonha, o seu emprego pode ir para o espaço. Muitas pessoas podem não saber disso, mas a especialista revelou que é nessas festas que o CHEFE TE OBSERVA. Ah, aposto que disso você não sabia, heim? É pura verdade, são suas atitudes que pode ajuda-lo (a) a ser bem vista no ambiente de trabalho e a manter o emprego (muitos são despedidos pela avaliação de certos atos). Claro, queo bom comportamento também colabora a até ganhar uma promoção. Também, não aproveite a confraternização para bajular, pedir aumento salarial ou para subir de função ao chefe.
Seja simpático (a) e aproveite para conhecer todos. Divirta-se com moderação e seja discreto (a), não fale exageradamente, mas também não fique calado (a). Sempre vai haver comentários ao seu respeito e a dos outros, contudo, se comporte de um modo de que o falatório seja algo de bom seu, como por exemplo: "Nossa você viu como fulano (a) estava vestida bem?"
Outra coisa que lembrei. Na entrevista Olga pergunta à Sônia em como a pessoa deve se impor quando esse tipo de festa é um churrasco na piscina. De acordo com a especialista, nunca o funcionário (a) deve ir de sunga, biquíni ou maiô. A apresentadora fica espantada com a resposta e diz que não tem como por causa piscina. A consultora explicada que mesmo assim, porque o empregado (a) não está ali para desfilar ou participar de um concurso de beleza. Lembrando que não deve ser o centro das atenções, pois isso, pode gerar relações negativas - ser mal falado (a). Deve-se estar de roupa leve e discreta por causa do ambiente e sempre é recomendado levar mais uma muda de roupa, caso algum engraçadinho te jogue na àgua. Ninguém quer se ver nas fotos ou filmagens de biquíni mostrando as gordurinhas ou celulites e o mais constrangedor, vista pela empresa toda. Ninguém é perfeito, mas nunhuma pessoa gostaria de ser expostas desse jeito, mesmo se fosse até uma top model sem estrias. O importante é ser lembrado (a) pelo ótimo (a) profissional que é.
Veja o artigo sobre o assunto da própria Sônia Zorzi:
Vestida para matar
Soniazorzi - 16, de novembro de 2010.
As festas de final de ano estão chegando, muitas empresas, já estão na efervescência dos preparativos e das preocupações. Por que preocupações? Porque muitas colaboradoras perdem a noção do que é permitido numa festa de empresa. Com o intuito de auxiliar você colaboradora e você gestor (a) de pessoas é que coloquei nesse “drops”, algumas sugestões, a fim de evitar constrangimentos.
1- FESTA DA EMPRESA é uma festa de confraternização dos colaboradores de uma organização, ou seja, é o encontro amigável de profissionais, e não uma reunião de amigos.
2- Partindo do princípio que festa da empresa é um encontro profissional, vista roupas formais, discretas (isso não significa sem colorido). ESQUEÇA decotes, fendas e EXAGEROS.
3- A maquiagem, deve valorizar o que você tem de melhor, não sendo pesada, ou mesmo própria para tirar fotografia. Se você valorizar os olhos, os lábios deverão ser claros e vice e versa.
4- Homem bêbado já é ruim, mulher então... Saiba qual é o seu limite de bebida, procure tomar uma ou duas doses, lembre-se FESTA DA EMPRESA- ENCONTRO DE PROFISSIONAIS. Você pode até estar pensando: se o meu chefe bebe, fica bêbado e porque eu não posso. Minha sugestão é que você se compare com exemplos positivos sempre, pois isso é garantia de sucesso. Se você gosta de beber faça isso com seus amigos e não com seus CONCORRENTES.
5- Comida, este é um item importante, pois muitas parecem que nunca comeram na vida, enchem seus pratos de uma só vez, misturando tudo, como se a comida fosse acabar.
O serviço de jantar nessas festas é o americano, onde há, pelo menos, uma grande mesa, e nela são servidos todos os pratos frios e quentes. Forma-se uma fila ao redor da mesa e os garçons, vão servindo os convidados um a um.
Nesse tipo de serviço, peça ao garçom pequenas porções, e se quiser repetir, volte ao buffet. Primeiro pegue os pratos frios e depois os quentes, por último a sobremesa.
6- Cantada, cuidado para não provocar ou mesmo se insinuar. Sei que a química nos encontros fora do expediente de trabalho funciona. É um olhar, um toque, um cheiro. Cuidado todos estão mais vulneráveis nesses momentos, a razão sai de cena e entra a emoção; no entanto “amanhã é um outro dia”, o conto de fadas acabou e ficam: mau humor, vergonha, não me lembro de nada.... e muitos, muitos, muitos comentários.
7- Divirta-se na festa, com discrição,observe, integre-se com seus colegas e aproveite para conhecer aqueles que você só ouve no telefone
Se você estiver se perguntando: não vou parecer careta? Uma freira, quando algumas de minhas colegas estarão sensuais? Posso garantir que o seu day after (dia seguinte) será gratificante, muitas delas serão duramente criticadas e algumas até serão preteridas na promoção. No entanto, você será tida como uma profissional, que sabe respeitar o ambiente em que vive. Será aquela que os colegas confiarão, pois sem dúvida você passou credibilidade, profissionalismo e respeito.
Boa festa e divirta-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário