sábado, 18 de dezembro de 2010

Árvore de Natal

Por Ana Paula Caggiano



Segundo a tradição da Igreja Católica, a árvore natalina simboliza a vida, e portanto, esta deve ser montada a partir do dia de 30 de Novembro, quando se inicia o tempo do advento (coroa formada com ramos verdes que representa o nascimento do rei). Além disso, para os católicos a árvore tem que ser enfeitada aos poucos, durante as quatro semanas do advento, sendo um tempo de preparação até o dia 17. Já a data para desmontar a árvore, o presépio e o resto da decoração é 6 de Janeiro, o Dia de Reis.





Bom, adoro montar árvore de Natal e não tenho costume de enfeitar por etapa, faço tudo de uma só vez, mas é claro que aos poucos sempre tem uma coisinha para pendurar nela. Aliás, minha mãe sempre diz que todo ano a árvore deve ter pelo menos um enfeite novo - não sei se é para trazer sorte, porém aqui em casa ninguém gosta de correr riscos, então, ela acaba tendo sim uma decoração nova.



Além das tradicionais bolas, anjinhos, sinos, laços, estrelas, pinheirinhos, bonequinhos de Papai Noel, presentinhos, luzes e vários outros objetos que compõe a árvore, também a casa toda ganha um toque especial na decoração - Fazer isso pode ser uma forma de terapia. Bom, no meu caso funciona, pois fico alegre e relaxada depois de ver o ambiente lindo com o estilo de Natal.


Conheço pessoas que detestam montar e enfeitar a árvore... O que elas não sabem é que a magia do Natal começa quando o ambiente está sendo preparado para esta data especial, e que quanto mais cedo "entrar no clima", mais tempo de terá para refletir, por as ideias em ordem, e planejar. Pois quando estou arrumando a árvore e toda a decoração, costumo a pensar nas coisas que fiz e as que deveria ter feito - Concentrada começo a fazer um balanço de minhas ações, para que no Ano Novo saiba no que melhorar como ser humano. Por isso, que poder ser uma terapia.


Existe vários tipos de árvores natalinas, além da tradicional que é aquela de verdade, há as artificiais que podem ser utilizadas por muitos natais, e também outras feitas de diferentes tipos de materiais e cores, como de papelão, de garrafa pet, de pinheirinhos... E até podem ser enfeitadas outras espécies de plantas - Isso de acordo com a criatividade de cada um.


Veja fotos de árvores que decoram a cidade de São Paulo e Rio de Janeiro:


Ponte Estaiada, Octávio Frias de Oliveira.


Pq. Ibirapuera.

Lagoa Rodrigo de Freitas - RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário