sábado, 11 de dezembro de 2010

Espírito Natalino

Por Ana Paula Caggiano

Logo estaremos comemorando o Natal. Mas essa celebração começa a acontecer bem antes do dia 25 de Dezembro, pois um mês antes (na metade de Novembro) já se fala em Natal. Alias, os enfeites de Papai Noel, bolas, sinos, entre outros aparecem visíveis nos comércios, tanto para decorar como também vender.

O significado do Natal vai além dos enfeites, árvores, presentes e peru. Na verdade é a bondade (caridade) em ajudar o próximo, o perdoar e ser perdoado... Ou seja, pequenas atitudes que enriquece a alma e o coração.

O que sempre me pergunto nessa época de final de ano é: "Por quê somente no Natal as pessoas pensam mais nos outros do que em si mesmos? Por quê que nesses momentos estamos dispostos a fazer alguém feliz? Será que não podemos ter compaixão e solidariedade o ano inteiro, ao invés de fazer isso em um único mês?

Essa data mágica faz com que o ser humano se torne especial. Porém, infelizmente o toque dessa magia não comove a todos e nem no restante dos onze meses. Se cada um fazer a sua parte de pensar em quem está precisando de ajuda - digo colocar um sorriso nos lábios de quem está triste, fazer uma visita para os idosos no asilo ou um que mora em seu bairro e é solitário, contar histórias de aventura para alguma criança ou para um montão delas que estão internadas em hospitais e também que vivem em orfanatos. Ou até fazer isso com algum "baixinho" que você mesmo conhece. Conte uma história.

Gestos simples e vindas do fundo do peito vale mais que um presente caro e superficial de sentimento. O verdadeiro espírito está em cada um de nós e somente você saberá usá-la para o bem. Hoje em dia poucos ensinam para os "pequenos" o que é esse espírito natalino, pois cabe aos responsáveis mostrar que há uma diferença em só querer ganhar e não doar. É triste saber que alguns destes irão crescer e se tornar adultos sem sabedoria da caridade e do respeito aos próximo sem pensar em receber. Por isso, o mundo está com muita pressa e cheio de consumismo. Não que seja contra a comprar, mas sou a favor da consciência do que está gastando para depois não exagerar e ficar montanhas e montanhas de coisas sem tempo para desfrutar.

Lembre-se das histórias de Papai Noel, no qual sempre o Bom Velhinho só dá presentes para as crianças que se comportaram bem o ano inteiro. E você? Será que você merece receber ou presentear alguém que não foi tão "anjinho" esse ano? Como já havia comentado, o maior presente é passar a mensagem de amor e de caridade, seja para ajudar um animal ou um indivíduo necessitado de um sorriso, uma palavra amiga, de uma oração...

Ah, não posso esquecer de falar da fé. Essa sim que de jeito nenhum poderá faltar nos corações das pessoas. Uma fé milagrosa, cheia de esperança e desejo para que vire realidade. Além disso, o Natal também representa a união, pois é na noite "encantada" que famílias e amigos se juntam para festejar a data.

Portanto, se não puder estar junto de quem estima tanto, envie uma carta, um cartão, e-mail, scrap, sms ou faça uma ligação. O que importa é não deixar passar em branco essa celebração tão querida, acolhedora, com uma mensagem repleta de amor e de paz quando comemoramos o nascimento de Jesus de Nazaré.

Feliz Natal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário