domingo, 12 de dezembro de 2010

Um dos maiores comunicadores da TV brasileira

Por Ana Paula Caggiano


Hoje (12/12) é o aniversário do empresário, apresentador, dono da emissora SBT e considerado um dos maiores comunicadores da TV brasileira, Silvio Santos, que completa 80 anos de idade.

Nascido no Rio de Janeiro, Senor Abravanel - seu verdadeiro nome - antes de ser empresário e "senhor do baú", foi camelô, locutor de rádio e já montou um serviço de alto-falantes nas embarcações do Rio-Niterói. Em São Paulo, Silvio trabalhou em bares, apresentando espetáculos e sorteios em caravanas de artistas, sendo que neste serviço, ganhou um apelido: "peru que fala", por ficar vermelho fácil.

Na telinha da TV Paulista foi apresentador do programa Vamos Brincar de Forca, em 1962, transmitido à noite. Algum tempo depois a emissora passou a ser da Rede Globo que mudou a grade de qualidade, e Silvio não aceitando as novas exigências, saiu. Já no ano de 1976, ele começou a fazer programas na Rede Tupi. Após a falecia da Tupi, o programa de Silvio foi ser televisionado pela Rede Record, cuja emissora o apresentador foi dono da metade das ações em 80.

O Sitema Brasileiro de Televisão (SBT), surgiu quando S.Santos obteve a licença para operar o canal 4 de São Paulo. A emissora cresceu através de afiliações, porém o Programa Silvio Santos ainda estava sendo passado simultâneamente pela Record. No final da década de 80, o SBT estava em toda a rede. Em 1990, a Rede Record foi vendida por Silvio e Paulo Machado de Carvalho para Edir Macedo, além disso, o SBT já transmitia em território nacional.

O apresentador foi candidato político em 1988 e 1989, como prefeito da São Paulo e depois como presidente da república, carreiras que só ficaram mesmo na candidatura. E também cantor, no qual gravou marchinhas de carnaval, até hoje tocadas nos intervalos do SBT em época de folia.

Muito conhecido por comandar programas de auditório, além dos famosos programas: Vai Dar Namoro, Porta da Esperança, Topa Tudo Por Dinheiro, Show do Milhão... Há também os carnês do Baú da Felicidade, e claro, seu famoso jargão: "Quem quer dinheiro". Atualmente S.Santos passa por um período difícil, pois o Banco PanAmericano do Grupo em que faz parte e leva o seu nome está em crise, tanto que ele deu como garantia todos os seus bens, inclusive o SBT, caso não consiga quitar a dívida bilionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário