domingo, 31 de outubro de 2010

Doçura ou Travessura?

Por Ana Paula Caggiano

Hoje (31/10), celebra o Halloween, ou popularmente aqui no Brasil, o Dia das Bruxas, véspera do dia de Todos os Santos. Realizada em alguns países ocidentais, mais representada nos Estados Unidos, trazida pelos imigrantes irlandeses onde chegou em meados do século XIX.

A história desta data surgiu entre o povo celta há mais de dois mil anos, pois eles acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Para diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Muitas crianças, principalmente as norte-americanas participam da comemoração fantasiadas assustadoramente (bruxas, vampiros, múmias, zumbis etc) e na vizinhança batam de porta em porta pedindo guloseimas, daí que vem a famosa frase: "doçura ou travessura?”.






Em 2005 foi criado no Brasil, pelo governo, o Dia do Saci Pererê (comemorado também em 31 de outubro), podemos dizer com objetivo de incentivar e valorizar o folclore do país e protestar o Halloween americano.

No México comemora-se no dia 1o de novembro o dia dos anjinhos ou dia dos inocentes, celebrada em memória de crianças mortas antes de serem batizadas. O dia dos mortos (El dia de los Muertos) é festejado no dia 2 de novembro, sendo um dia de muita alegria e não de tristeza, pois as pessoas levam nos túmulos dos entes queridos tudo aquilo que o morto mais adorava.

Halloween ou Dia das Bruxas é uma data muito divertida, principalmente a decoração como também as fantasias. Já participei na escola quando criança de várias festas nesse dia. O engraçado disso tudo quando se é pequeno, é que nessa data não temos medo. Bom, pelo menos eu não tinha e não tenho, porque é só você perceber que está rodeada de monstros. Claro, são todos fantasiados, mas vamos supor que no meio dos humanos vestidos de bicho papão, ou do louco da serra elétrica tivesse um de verdade - um maluco assassino - não íamos nem saber. kkkkkkkkkkk É uma viagem que fiz agora, mas é algo para se pensar.



Se eu fosse para uma festa agora iria de bruxinha. Adora tudo que for relacionado a magia, obviamente magia do bem, mas em se tratando disso, acredito e muito no poder do pensamento e das atitudes que desejamos, isso assim é a magia. Ah, ou também de vampira, mas deve ser melhor eu ir de Bella Swan, da saga Crepúsculo, porque quem sabe eu encontro meu Edward Cullen? Isso seria doçura ou travessura, heim?



Feliz Dia das Bruxas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário