quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Os que prezam o tempo a dedicar-se aos animais

Por Ana Paula Caggiano


Hoje (09/09) é o dia daquele (a) que estudou e se formou para cuidar exclusivamente da saúde e do bem estar dos animais, o veterinário. A relação de seres humanos e animais é muito antigo, principalmente quando passaram a domesticá-los.



Desde 1910 no Brasil, já existiam escolas veterinárias: a Escola de Veterinária do Exército, pelo Dec. nº 2.232, de 06 de janeiro de 1910 (aberta em 17/07/1914), e a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, através do Dec. nº 8.919 de 20/10/1910 (aberta em 04/07/1913), ambas na cidade do Rio de Janeiro.



O curso proporciona sólida formação em matérias básicas, gerais e profissionais para preparar o médico veterinário ao exercício da profissão em todos os seus campos de atuação. No mercado de trabalho o profissional poderá prestar serviços como autônomo em clínicas, fazendas, cooperativas, centrais de reprodução de entidades perticuares e estatais no controle sanitário de alimentos, indústrias farmacêuticas de produção de ração e de produtos e subprodutos de origem animal. A especilaização em Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia, Fisioterapia, Diagnóstico por Imagm e Agronegócio são setores crescentes no mercado.

Atualmente a graduação tem duração média de cinco anos.

Passar o tempo a dedicar-se aos "bichinhos" não basta apenas amar, e sim, gostar de cuidar, seja qual for o tipo, tamanho ou raça, pois a questão é preservar a vida desses pacientes.


Dia do Veterinário

(Sandra Mamede)

Profissionais dedicados
Dos animais muito amigos
Conhecem a sua realidade
E também quando estão em perigo
Não tem gato ou papagaio
Periquito ou cachorro
Todos são seus pacientes
E tratados como gente
Como amor e afeição
Carinho e muita atenção.

Cuidando dos nossos "bichinhos"
Eles também cuidam de nós
Pois quando os vemos sadios
Ficamos felizes também

É uma profissão linda
E também abençoada
E a sua clientela
É um pouco complicada
Pois não sabem falar
Muito menos escrever
Mas nem por isso eles deixam
De se fazer compreender.

Parabéns veterinários
Pela sua profissão
Pelo seu dom divino
E a sua dedicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário