Hoje (07/09) é feriado nacional, pois se comemora o Dia da Independência do Brasil, ou seja, 188 anos que a "terrinha" do não mais Pau-brasil não pertence a Portugal. Foi nas margens do rio Ipirangua que Dom Pedro que gritou a famosa frase: "Independência ou morte!"
A "liberdade" em relação a colônia portuguesa ocorreu em plena fase de recessão econômica mundial e retração econômica no Brasil, pois a s crises políticas do Primeiro reinado estavam ligadas a crise financeira enfrentada pelo país.
Não possuindo recursos para saldar as dividas, o governo aumentava impostos e criava outros. Muitos senhores tiveram suas finanças descontroladas pelos gastos da vida da Corte, além da corrupção administrativa que gerou críticas na época - Engraçado como isso ainda é visto em pleno século XXI!
O Banco do Brasil praticamente falira e o Príncipe D. Pedro também foi atingido pela crise. Os produtos brasileiros com a queda dos preços enfrentavam também a violenta concorrência nos mercados internacionais, principalmente na invasão de mercadorias estrangeiros, sobretudo ingleses, piorava ainda mais a situação.
A balança comercial brasileira apresentava saldos negativos que eram pagos com empréstimos externos e o país acumulava dívidas imensas no início da independência. Alias, infelizmente continuamos a pagar!
Parabéns até hitoria do Brasil
ResponderExcluir