quinta-feira, 24 de junho de 2010

Hoje a festa é no arraial

Por Ana Paula Caggiano
Hoje (24/06) é a festa de São João, mais conhecida como a festa junina é típica da região Nordeste e muitos devotos agradece todo ano a São João, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras, pois vem daí as comidas da tradição, como o cural, a pamonha, canjica, pipoca. São João é considerado um santo festeiro, e por isso que essa data, dia de seu nascimento as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.

Além disso temos outras guloseimas deliciosas e tipicamente da roça como o pé de moleque; a maça do amor; o doce de leite; o bolo de fubá, de milho e de mandioca; quentão; etc vendidas nas barracas. O evento, chamado de arraial é decorado com bandeirinhas e balões coloridos e com uma fogueira, cuja a quadrilha dança em volta, também acontece o leilão, o bingo, o casamento de mentirinha, você se veste com roupas carpiras (chapéu, trança o cabelo, pinta sardas e pigode no rosto e pinta o dente para aparecer banguelo (a))e muito mais...

Eu participei de muitas festas juninas quando criança, até me recordo que na 1° série do Ensino Fundamental eu fui eleita a Miss Caipirinha. Recebi coroa, faixa e ganhei uma bonequinha de porcelana. Alias eu ganhei porque eu vendi mais rifa do que a minha concorrente que também tinha sido eleita em segundo lugar pela classe. Mas enfim, eu não ia perder essa parada, primeiro porque recebi a maioria de votos dos meu colegas e segundo, porquê o meu tio (que comprou boa parte da rifa) queria que eu fosse a miss carpirinha.

Não que ganhar ou perder fosse grande coisa e ainda por causa desse fato. Eu só queria mesmo me divertir. Ah, mas também teve a eleição para rei carpirão, que não foi sendo o meu melhor amigo, o Gui, que ficou em segundo lugar. Quem ganhou foi um outro coleguinha, o Erik, que também era legal. Mas na quadrilha eu dancei com esse meu melhor amigo...Ah, isso sim!

Bons tempos aqueles, viu?! Agora não me pergunte se ainda estou com a faixa, a coroa e a bonequinha, porque isso está registrado na fotografia. Eu não fiz questão de guardar a fixa e a coroa, pois elas estavam mesmo se desfazendo, era feito de cartolina e encapado com papel dourado. Já a bonequinha de porcelana eu guardei com todo o cuidado, mas teve um dia em que fui pegar dentro do guarda roupa uma coisa que não me lembro agora e neste lugar estava a bonequinha e ela acabou caindo. Não preciso contar o que aconteceu né? Sim, ela quebrou e mesmo depois de ter passado a super cola, ela ficou feia, então fui obrigada a joga- la fora. tirando esses trágico acidente, o importante é que eu tenho isso na lembrança e em fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário