domingo, 2 de maio de 2010

Oficina de integração social no Parque das Hortênsias

Por Ana Paula Caggiano



O CECO localizado no Parque das Hortênsias ajuda adultos portadores ou não de transtornos mentais através da arte, do trabalho e do lazer

Fotos: Ana Paula Caggiano
Inaugurado no dia 12 de Setembro de 2002, o Centro de Convivência e Cultura (CECO), faz parte da rede de serviços da Secretaria do Munícipio de Taboão da Serra, sendo um espaço de saúde mental aberto à comunidade, com objetivo de integrar pessoas que sofrem de transtornos emocionais ou não a relacionar socialmente, não pela patologia, e sim, pela experimentação da arte, do trabalho e do lazer.
Placa de inauguração do CECO.

Outro objetivo é ajudar essas pessoas na convivência nos diferentes espaços da cidade, como parques, ruas, praças, museus etc, para que estas possam sentir que fazem parte do ambiente onde estão sem que nada barre as possilibidades de desenvolvimento e ação delas. "O CECO é uma oportunidade de integra-los (pessoas que sofrem de transtornos mentais) junto a sociedade que os exclui", fala a estagiária em psicologia, Tamiris Lima de Souza.

Dentro do espaço CECO


As oficinas oferecidas no CECO, no Parque das Hortênsias, desenvolvidas por profissionais da saúde com uma equipe de diferentes formações (psicológos, fonoaudiologos e terapeutas) e voluntários, com diferentes temáticas, nos períodos da manhã e a tarde, para que todos os interessados possam escolher e participar do que lhes interessa. Dentre elas: artesanato com sucata, artesanato e decoração, comunicação, teatro, cinema (parceria com a Escola de Cinema de São Paulo), movimento e dança, tear e tapeçaria, Bem Estar, música, jogos, meio ambiente e jardinagem, cerâmica, atividades físicas e cuidados coma a saúde.

Psicológo há dez anos e trabalha na oficina de cinema digital, Renato Guenther, diz que é difícil relacionar pessoas com problemas psicológicos na sociedade. "Um grupo só com doentes mentais não está se integrando à sociedade, porque é a aceitação do outro grupo sem transtornos é complicado. Tem que haver o convívio de todos para entender o que se passa com os dois lados", explica.







O Centro de Convívencia e Cultura.
As oficinas acontecem de segunda a sexta-feira das 9h ao 12h e da 13h às 17h. Na Praça Miguel Ortega, n°500 - Pq. das Hortênsias, Taboão da Serra- SP. Fone: 4135-2460.

Um comentário:

  1. É super legal esse parque, além de ter esse local que é super interessante e merecia mais destaque!

    ResponderExcluir