terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sampa é diversidade

Por Ana Paula Caggiano


Parabéns São Paulo!!! São 457 anos de história. Uma cidade que agrega diversos povos e culturas em um único espaço.
Conhecida como a cidade econômica do país e considerada a maior metropóle da América Latina, São Paulo oferece aos seus habitantes e turistas um leque de opções tanto em trabalho, cultura e lazer.


Claro que nem sempre a cidade da garoa ou a cidade que nunca dorme, já que nós paulistanos somos denominados assim por sempre estar correndo e trabalhando, é umar de rosas. Ela sim tem lá os seus problemas, como enchentes, precariedade no transporte público, na educação, na sáude, na segurança... Mas qual lugar do Brasil não tem isso?! Todos tem.

São Paulo é um prato que todos adoram. É como se cada ingrediente (pessoas) fizesse parte, assim como o famoso arroz com feijão, bife, batata frita e salada...

Há lugares em SP que são maravilhosos, pois nutri a mente e o corpo. Ruas, bairros, parques e vários outros pontos conhecidos atrai muitos visitantes, mesmo quando passa abatido por nós mesmos moradores da grande cidade.
Cada esquina representa a diversidade cultural que encanta e dá uma cor e vida na cidade cinza formada, boa arranha-ceús sem fim, alguns casarões antigos e comunidades de tijolos e madeiras aparentes. Diferentes contrastes. Um imensidão de concreto e verde que disputam e defendem espaços.

Trem das Onze
(Adoniran Barbosa )

Quais, quais, quais, quais, quais, quais,
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum

Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã,
Se eu perder esse trem
Que sai agora as onze horas
Só amanhã de manhã.
Além disso mulher
Tem outra coisa,
Minha mãe não dorme
Enquanto eu não chegar,
Sou filho único
Tenho minha casa para olhar
E eu não posso ficar.
Bam zam zam zam zam zam
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Quaisgudum, tchau!

Te amo São Paulo
(Tom Jobim)

São Paulo, te amo
Te amo, São Paulo
Na tarde tão fria
Busquei teu calor,
teu amor em São Paulo
São Paulo, te amo
Pasión de mi vida
I love you, querida
Je t'aime São Paulo
Io ti amo São Paulo
I love you
Te amo, São Paulo
Te amo
Te adoro, te adoro
São Paulo, São Paulo,
São Paulo
Laiala laia la
Sonhei com você
em São Paulo

Até mesmo a banda internacional Morcheeba fez uma música para São Paulo:

São Paulo

São Paulo
Waiting in the club lounge
Esperando no salão do clube
I slot in so systematicly
Eu abro tão sistematicamente
I wanna smash it to pieces
Eu quero esmagá-lo em pedaços
Release this hatred inside of me
Livrando este ódio de dentro de mim

You know you fill me with passion
Você sabe que você me preenche com paixão
But I just act apologetically
Mas eu só ajo desculpando
I'm gonna miss you in fashion
Eu vou sentir falta de você na moda
All ashen faced with my deceit
Todas as cinzas confrontadas com o meu engano

Sao Paulo
Why am I bringing me down?
Por que estou me trazendo para baixo?
Sao Paulo
If I drink any more I will drown
Se eu beber mais, eu vou afogar
Sao Paulo
Why can't I fight truth decay?
Por que não posso lutar verdade consumida?
Sao Paulo
My life is just one big cliche
Minha vida é só um grande clichê

Another stain on my passport
Outra mancha no meu passaporte
I wanna travel so futuristically
quero viajar de modo tão futurístico
I just wish I could beam up, team up
Eu só desejo que eu possa sorrir, ter forças
And soon be on my way
E logo estarei no meu caminho

You told me we'd go to Rio
Você me disse que nós iríamos para o Rio
And you said it so charismatically
E você disse isso de modo tão carismático
I know it's me that's the nightmare
Eu sei sou eu, aquele é o pesadelo
So fight fair or have some decency
Então lutar justo ou ter alguma decência

Sao Paulo
Why am I bringing me down?
Sao Paulo
If I drink any more I will drown?
Sao Paulo
Why can't I fight truth decay?
Sao Paulo
My life is just one big cliche

Sao Paulo
Why am I bringing me down?
Sao Paulo
If I drink any more I will drown?
Sao Paulo
Why can't I fight truth decay?
Sao Paulo
My life is just one big cliche

You sure put a spin on my day
Você certamente colocou um giro no meu dia
Why am I heading your way
Por que eu estou dirigindo seu caminho?
Everything is coming up grey
Tudo está crescendo triste
I'm just a humble DJ
Eu sou apenas um humilde DJ


Veja uma lista das múscas que falam de Sampa que encontrei no site: http://www.saopaulominhacidade.com.br/musicas.asp


A Briga do Edifício Itália e do Hilton Hotel (Tom Zé)
Abrigo de Vagabundos (Adoniram Barbosa)
Aclimação (Lauro Miller)
Adeus Cantareira (Frederico Rossi)
Aeroporto de Congonhas (Tico Terpins)
Amanhecendo (Billy Blanco)
Avenida Paulista (Rita Lee - Roberto de Carvalho)
Bandeira Paulista (Tonico e José Russo)
Barra Funda (Lauro Miller)
Bartira (Billy Blanco)
Bom Dia São Paulo (Tico Terpins / Zé Rodrix)
Braz (Lauro Miller)
Capital do Tempo (Billy Blanco)
Carro de Bigode (Thalma de Oliveira / Filhinho)
Casa Verde (Lauro Miller)
Coisas da Noite (Billy Blanco)
Coração Paulista (Guilherme Arantes)
Do Lado Direito da Rua Direita (Luiz Carlos / Chiquinho)
Dobrado de Amor a São Paulo (Vinícius de Moraes)
Ê, São Paulo (Tonico e Tinoco)
Estação da Luz (Herivelto Martins/David Nasser)
Eu Canto São Paulo (Jorginho do Império)
Freguesia do Ó (Lauro Miller)
Grande São Paulo (Billy Blanco)
Hino a São Paulo (Paulo Florence / Fagundes Varella)
Hino dos Bandeirantes
I Love Sampa (Bel Meirelles) [versão com áudio!]
Ipiranga (Lauro Miller)
Iracema (Adoniram Barbosa)
Isto é São Paulo (Kazinho)
Jardim América (Kazinho)
Juca do Braz (Haroldo José / Romeu Tonnelo)
Lampião de Gás (Zica Bérgami)
Lapa (Lauro Miller)
Luar de Vila Sônia (Paulo Miranda)
Lugar de Pagode (Leci Brandão / Zé Mauricio)
Maria Espingardina (Jorge Costa / Zé da Glória)
Meu Enxoval (Gordurinha / José Gomes)
Monções (Billy Blanco)
Mooca (Miguel Ângelo e Oswaldo Cruz)
No Morro da Casa Verde (Adoniran Barbosa)
Noturno em São Paulo (Cido Bianchi / Sérgio Lima)
O Baile da Saudade (Zairo Marinozzo / Palmeira)
O Céu de São Paulo (Billy Blanco)
O Tempo e a Hora (Billy Blanco)
Paulista (Eduardo Gudin/ Costa Netto)
Paulista do Centenário (José Dias / Bruno Gomes / Ayrton Amorim)
Percorrendo São Paulo (Zulmiro / Filisbino Silva)
Perfil de São Paulo (Bezerra de Menezes)
Poesia
Poliglota ou Bidú? (Tanio Jairo)
Porque Amo São Paulo (Nelson Gonçalves / David Nasser )
Porteira do Braz (Victor Simon / Liz Monteiro)
Praça Clóvis (Paulo Vanzolini)
Praça da Sé (Adoniran Barbosa)
Pro Esporte (Billy Blanco)
Quarto Centenário (Mario Zan / J. M. Alves)
Rapaziada do Braz (Alberto Marino / Alberto Marino Jr.)
Ronda (Paulo Vanzolini)
Rua Augusta (Billy Blanco)
Rua Augusta (Hervê Cordovil)
Rua do Ouvidor (Newton Teixeira / David Nasser)
Rua dos Gusmões (Adoniran Barbosa)
Samba do Arnesto (Adoniran Barbosa e Alocin)
Samba do Metrô / Uma Simples Margarida (Adoniran Barbosa)
Samba no Bixiga (Adoniran Barbosa)
Sampa (Caetano Veloso)
São Paulo (Ricardo Galeno)
São Paulo (Thomas Roth / Luiz Guedes)
São Paulo Antigo (Lauro Miller)
São Paulo da Garoa (Tonico, Tinoco / B. Trajano)
São Paulo Gigante (Tonico / Ariston de Oliveira)
São Paulo Jovem (Bily Blanco)
São Paulo Quatrocentão (Avaré)
São Paulo Querido (Romeu La Corte)
São Paulo, Conte Comigo (Geraldo Nunes)
São Paulo, Coração do Brasil (David Nasser/Francisco Alves)
São Paulo, Mãe Madrinha (Elzo Augusto)
São Paulo, São Paulo (Premeditando o Breque)
São, São Paulo (Tom Zé)
Saudades de São Paulo (Paraguassú)
Silêncio no Bixiga (Geraldo Filme)
Te amo São Paulo (Tom Jobim)
Tema de São Paulo (Billy Blanco, em Sinfonia Paulistana) Tradição (Geraldo Filme)
Trem das Onze (Adoniran Barbosa)
Triste Margarida - Samba do Metrô - (Adoniran Barbosa)
Um Samba no Bixiga (Adoniran Barbosa)
Vem Cantar Comigo (Adoniran Barbosa)
Vem Pra Roda Pra Versar (Maurinho da Mazzei)
Viaduto Santa Ifigênia (Adoniran Barbosa e Alocin)
Vide verso meu endereço (Adoniran Barbosa)
Vila Esperança (Adoniran Barbosa / Marcos Cezar)
Vila Prudente (Lauro Miller)
Viva o Camelô (Billy Blanco)
Voz Unida (Mauricio Tapajós / Paulo Cezar Pinheiro)
Feliz Aniver São Paulo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário