quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Feriado de São Sebastião

Por Ana Paula Caggiano

Feriado no Rio de Janeiro para comemorar (20/01) o dia do padroeiro da cidade, São Sebastião - o santo que protege contra pestes, fome e guerras.
O santo nasceu em Narbona, uma cidade do império romano ao sul da França, que fazia parte da província das Gálias.


Quando Sebastião era pequeno, sua família mudou-se para a cidade de Milão, bem mais próxima de Roma, que era a capital do Império. Lá morreu seu pai e Sebastião ficou aos cuidados de sua mãe cristã. Nessa época (ano de 284) os cristãos eram perseguidos como inimigos do Estado, pois não adorarem aos deuses pagãos.

Sebastião já moço decidiu ir para Roma e na tentava de ajudar os cristãos de lá, confiando na fé e préstigio como soldado fiel e corajoso. Tinha se tornado jovem oficial do império no ano 303, tomando muito cuidado com sua fé cristã. Depois como chefe da guarda imperial, Sebastião
levava auxílio aos presos.

Denunciado Sebastião foi julgado e condenado à morte pelo imperador que ordenou que amarrassem o soldado cristão a uma árvore, num bosque dedicado ao deus Apolo. Que o crivassem de flechas, mas não atingissem seus órgãos vitais, para que morresse lentamente. Depois da brutalidade Sebastião foi considerado morto.

Alguns cristãos que haviam preparado o enterro, foram buscar o corpo. Mas pela surpresa deles perceberam que Sebastião respirava e logo o levaram para cuidar das feridas.

Passado um tempo Sebastião já havia se recuperado e esperou o dia 20 de janeiro que se comemorava o consagrado à divindade do imperador. O defensor dos cristãos apresentou-se diante do imperador e o reprovou, principalmente o comportamento em relação à Igreja, como as injustiças, a falta de liberdade e a perseguição aos cristãos. Tomado pelo ódio, o imperador ordenou aos guardas que o executassem ali mesmo na presença de todos.

Os guardas agrediram Sebastião ao ponto dele não dá mais sinal de vida O imperador ordenou que o corpo do ex-oficial fosse jogado no esgoto da cidade. Mas durante a noite, um grupo de cristãos resgatou o corpo dele e lenvou para a catacumba, onde foi enterrado.

Diz a história também que no ano 680, na Itália, uma peste fez muitas vítimas, então os fiéis recorreram a São Sebastião, fazendo voto de erguer uma Igreja para ele, se acabasse com a peste. O pedido foi atendido, e a partir disso, São Sebastião passou a ser invocado contra a peste, a fome e a guerra.

Oração a São Sebastião

Glorioso mártir São Sebastião,
soldado de Cristo
e exemplo de cristão,
hoje vimos pedir
a vossa intercessão
junto ao trono do Senhor Jesus,
nosso Salvador,
por Quem destes a vida.
Vós que vivestes a fé
e perseverastes até o fim,
pedi a Jesus por nós
para que sejamos
testemunhas do amor de Deus.
Vós que esperastes com firmeza
nas palavras de Jesus,
pedi-Lhe por nós,
para que aumente
a nossa esperança na ressurreição.
Vós que vivestes a caridade
para com os irmãos,
pedi a Jesus para que aumente
o nosso amor para com todos.
Enfim, glorioso mártir São Sebastião,
protegei-nos contra a peste,
a fome e a guerra;
defendei as nossas plantações
e os nossos rebanhos,
que são dons de Deus para o nosso bem
e para o bem de todos.
E defendei-nos do pecado,
que é o maior
de todos os males.
Assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário