Como todos já sabem, mas eu gostaria de escrever nesse post sobre o assunto o qual o cenário político brasileiro infelizmente é vergonhoso. Eu havia postado no ano passado um texto aqui no blog sobre as eleições e a Ficha Limpa.
O que quero dizer hoje é a minha indignação como cidadã desse país. Nesta quarta-feira (23/03), por seis votos a cinco - o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar a validação da Lei Ficha Limpa nas eleições do ano passado, ou seja, a Lei não poderia ter sido aplicada em 2010, pois segundo a Constituição, a lei só pode ser exercida depois de um ano de sua aprovação. A Ficha Limpa só poderia entrar então em vigor nas eleições do ano que vem (2012), e ainda assim com muitos questionamentos.
Podem se preparar, pois os candidatos que foram barrados nas eleições podem voltar e a exercer seus mandatos. Nesse caso, os candidatos que já tenham recorrido a Justiça só poderão ser diplomados quando os Tribunais Regionais Eleitorais refizerem o quadro de eleitos. Aqueles que não recorreram não poderão entrar com recursos. Essas trocas de cadeiras ainda vai dar muito pano pra manga porque os que vão perder a vaga e devolver o posto só restam aceitar a decisão da Justiça.
Segundo o STF, cada processo deve ser analisado individualmente pelos ministros. O presidente do Supremo Tribunal Eleitoral (STE) ministro Ricardo Lewandowski afirmou ontem (24) que a avaliação dos recursos será um processo demorado e não de imediato.
Na votação de quarta-feira, o ministro Carlos Ayres Britto disse que todo homem público deve ter um passado limpo. “O quê é candidato? Cândido, puro, limpo eticamente. E candidatura o quê é? Candura, pureza, limpeza, ética”.
Infelizmente o homem público não sabe ou nem se quer tenta entender o significado de candidato e candidatura. Aliás, a ética não vale somente para os nossos representantes na política, e sim, para nós cidadãos.
Pergunto: “A ética do cenário político brasileiro está jogada no fundo de uma gaveta?” Parecem tão comuns os escândalos e mais escândalos. Corrupção de um lado e do outro. Claro que não posso generalizar. Há sim políticos de bem que querem fazer a diferença, o melhor. Contudo, as notícias divulgadas pela mídia não são nada boas, pelo contrário, são vergonhosas.
Como eleitora e acima de tudo cidadã que paga em dia meus impostos, o que espero nesse aspecto político é não ter a volta dos fichas sujas. Isso é o mínimo de respeito com nós brasileiros.
Lembrando que a Lei Ficha Limpa foi aprovada em junho de 2010 - portanto, passa a estar valendo para as eleições municipais de 2012. Isso se a Lei não for barrada até lá, já que tudo pode acontecer nesse país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário