quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da Árvore

Por Ana Paula Caggiano


Hoje (21/09), comemora-se o Dia da Árvore. Árvores que estão desaparecendo de nossas matas. Arrancadas por enormes correntes puxadas por máquinas. Um clarão de desrespeito se abre a cada dia no mar de terra que não é mais verde.

Áreas ambientais preservadas por lei estão, somente no papel, pois na prática a realidade é outra. Infelizmente as causas do desmatamento constante desses territórios "intocados", se dá ainda pelos antigos motivos que já conhecemos, como a extração de madeira, o crescimento urbano, a agricultura...



As árvores urbanas também precisam de atenção. Muitas na capital de São Paulo estão ocas, com cupins... Condenadas, causam danos e riscos, e por isso, devem ser removidas, como foi o caso de uma árvore em frente de casa.

A árvore da calçada estava com o tronco oco e poderia cair a qualquer momento. Desde que árvore obteve a presença de cupins a subprefeitura da minha região foi avisada, mas nada foi feito. Depois, a situação ficou pior, até que uma parte dela caiu. Por sorte, ninguém no momento passava pelo local e não havia carros estacionados. Isso foi o fim pra mim. Acionei a regional contanto o ocorrido. Passado alguns dias, finalmente eles vieram, moveram-na (menos a raiz) e plantaram uma muda. Essa luta entre a subprefeitura e eu para a remoção da árvore durou uns três anos. Ainda resta a raiz para ser retirada, e até hoje, espero que o serviço seja completo.

Falando das árvores em geral, temos que preservar esse bem tão rico e especial. Essa preciosidade que é tão frágil e indefesa quando semente, que quando cresce demonstra força e grandeza. Generosa, ajuda à qualidade do ar, proporciona abrigo para os animais, sombra para os dias de calor, flores para embelezar o ambiente e frutos deliciosos, e outros benefícios.

Na infância, quem já teve a oportunidade de escalar uma árvore, pegar o fruto do pé ou deitar debaixo de uma sombra, sabe quanto isso é divertido - eu já fiz tudo isso e você?

Simplesmente só tenho a agradecer essas Árvores da Vida.





Foto: Banco de Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário