segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Animais: Carinho e Respeito

Por Ana Paula Caggiano

No dia 04 desse mês foi comemorado o Dia dos Animais. Todos os animais domesticados ou selvagens, sendo eles mamíferos, herbívoros, carnívoros, repteis, aves etc, merecem em primeiro lugar o nosso respeito. Sim, porque estes não deixam de ser seres vivos que também sentem fome, sede, frio, dor... Infelizmente muitos animais silvestres estão em extinção por causa da caça e do tráfico. Os poucos que saem vivos ao serem resgatados a tempo pelo IBAMA, mesmo depois de se recuperar dos maus tratos, não podem voltar à natureza devido a consequencia dos maus tratos que sofreram, como por exemplo, amputações - e por este fato não conseguiriam sobreviver sozinhos.

Outros fatos de crueldade pode acontecer não muito longe de nós. Casos de violência física, negligência e abandono estão por aí. As pessoas tem que entender que há uma diferença entre apenas gostar e cuidar bem do bichinho. O animal é como o ser humano, pois ele sente todas as necessidades que sentimos. Então, não é só fome, sede, frio e calor, mas também dar banho, limpar as orelhas, limpar o olho para não ficar com remela, ao adoecer levá-lo ao veterinário, estar com as vacinas em dia... E não pode faltar a atenção e o carinho.



É importante ressaltar que tem que pensar bem antes de ter um animal. Não basta só gostar. Tem que pensar: VOCÊ vai ter realmente disponibilidade de sustentar, cuidar e brincar com ele? Há espaço suficiente na sua casa para acomodá-lo? As outras pessoas que moram na residência concordam com a vinda do animal?



A questão é não fazer nada por impulso. A responsabilidade com a outra vida é SUA! Além disso, ao invés de comprar um bichinho que tal optar pela adoção? Existem tantos animais em abrigos - filhotes, jovens e idosos - já vacinados e até castrados, prontos para ter um lar e muito carinho. Cães e gatos idosos ou deficientes são os que menos são adotados. Eles também necessitam de uma casa e de amor. Mas não adote por dó. Lembre-se das perguntas acima.

Os Sem Raça Definida (SRD) são como qualquer outro. O que define os "vira-latas" dos de raça é o tal pedigree. Pedigree é apenas um documento da linhagem, ou seja, a árvore gineológica do bichinho. Pensando bem, parece até uma divisão de classes - pobres e ricos.


Os animais domésticos não são brinquedos. Eles não julgam. Eles apenas gostam de ficar com você.








Fotos: Banco de Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário