domingo, 16 de junho de 2013

Vamos usar a cabeça e aprender a dialogar!

Por Ana Paula Caggiano

É lamentável que ainda possamos vivenciar a regressão da sociedade. Digo isso e diretamente ao ponto, pois desde quando com violência se resolve alguma coisa?

A liberdade de expressão é um direito de todos, SIM! As ideias são muitas e podem levar à diferentes consequências. Mas até que ponto essa liberdade de ideias pode chegar? Estamos evoluindo ou regredindo?

Ultimamente alguns protestos estão acontecendo na cidade de São Paulo devido o aumento na tarifa do ônibus e do metrô de R$3,00 para R$3,20. As manifestações que deveriam ser PACÍFICAS, se tornaram batalhas VIOLENTAS. Muita pancadaria e confusão, presos e feridos, além de bancos e patrimônios públicos depredados e ruas sujas. Isso é raciocínio e idealismo lógico? NÃO!

Enquanto houver manifestações arcaicas provocadas por homens e mulheres das cavernas que deveriam usar o cérebro para raciocinar e não deixa-lo como enfeite para preencher o crânio, o direito de TODO CIDADÃO vai para a cucuia. 

Infelizmente estes confrontos banais e aterrorizantes entre "certos grupos" e policiais acontecem bem na hora do rush.  Manifestantes e a Tropa de Choque estavam fora de controle. O paulistano além de ser obrigado a estar no meio do tumultuo ainda paga o pato por todo esse caos. Os prejuízos estão aí...

Eu acredito na organização, no protesto pacífico e no respeito. Não adianta fechar ruas e avenidas. Cada um tem o direto de ir e vir, de participar e de não participar.

É fato que pagamos muito caro por um transporte de qualidade ruim e que mal suporta a avalanche de gente. Mas, a solução do problema não está na Rua X e na Avenida Y, a busca do resultado está no foco do problema. 

Vamos usar a cabeça e aprender a dialogar! Nós temos tantas ferramentas (redes sociais)  que podemos usar CORRETAMENTE para mobilizar e ganhar força de uma maneira mais  social, racional e civilizada. 

Foto: Banco de Imagens